ESCALAR Mídia Indoor

Organize suas filas de atendimento com caixa livre

gestão de filas - chamada de senha impressa

O que é o caixa livre?

 

O “caixa livre” é aquela famosa indicação de que algum guichê de atendimento ou balcão de pagamento está disponível para o cliente. Em locais onde muitas pessoas fazem compras, havendo recorrência de filas, é importante saber organizar essas filas de maneira mais eficiente possível. Fazendo isso de maneira correta, o atendimento se torna muito mais ágil, de modo a maximizar a eficiência e atender mais clientes em menos tempo, aumentando os lucros.

Apesar de um painel eletrônico ser muito mais eficaz do que o atendente tem que ficar chamando a senha da pessoa no gogó, ainda assim um painel eletrônico monótono não é o essencial, pois torna o tempo de espera maior nos olhos do cliente, que não ficará incitado a retornar ao estabelecimento.

Sendo assim, é preciso saber usar o recurso tecnológico de uma painel eletrônica para além da mera tarefa mecânica de indicar quanto há um caixa livre. O espaço desse monitor pode ser usado para exibir uma mídia indoor, uma vez que se trata de um momento extremamente propício para a veiculação de um marketing: o cliente está com os olhos na tela porque está esperando sua senha ser chamada. Assim, trata-se de uma oportunidade única para divulgar promoções, produtos, ofertas e serviços de sua empresa, além de deixar uma impressão menos monótona no cliente acerca do estabelecimento.

 

Como posicionar o caixa livre?

 

A questão do posicionamento do painel eletrônico a indicar o “caixa livre” é essencial. Essa posição deve ser pensada estrategicamente, tendo sempre em mente o objetivo primário desse recurso tecnológico: facilitar e agilizar o atendimento do cliente. Desse modo, o painel de “caixa livre” deve ser posicionado nos locais onde geralmente se formam as filas. A altura do painel também deve ser levada em conta, para que não fique nem muito alta nem muito baixa, mas na altura perfeita que se encaixe no campo de visão do cliente médio de forma confortável.

Por exemplo, no caso de supermercados, o local mais adequado para posicionar um painel desse tipo é no final da fila, quase na boca dos caixas. Por outro lado, se se tratar de um ambiente no qual o cliente deverá esperar por um tempo considerável, recomenda-se que a empresa coloque cadeiras no local de espera, posicionando o painel nessa área. Assim, o cliente terá sempre o painel em vista durante o tempo de espera (e, como dito, essa é uma oportunidade ímpar de atrair o cliente através de um marketing digital indoor bem feito).

Além disso tudo, o painel do “caixa livre” também não pode estar posicionado muito longe de onde o cliente retira a senha. Ambos devem estar em posições relativamente próximas, para que o cliente não tenha que se deslocar muito de um ponto a outro. Isso muito provavelmente deixará uma impressão negativa no cliente, que não se sentirá estimulado a retornar ao estabelecimento.

 

Vantagens do caixa livre para o seu negócio

 

As vantagens do uso de um painel de “caixa livre” em seu negócio são muitas. Em primeiro lugar, é uma forma moderna e prática de se organizar as filas no século XXI. Além dessas tecnologias terem um manejo fácil e rápido, não requerem muitos custos de manutenção técnica. No longo prazo, trata-se de um bom investimento para acelerar o atendimento e permitir que mais clientes consumam em seu estabelecimento.

Em segundo lugar, esse é um recurso tecnológico que tem muitos usos, e poderá ser aproveitado para outros fins que não o da mera organização das filas no estabelecimento. O painel eletrônico, como mencionado, oferece uma grande oportunidade de veicular publicidade acerca de produtos e serviços da empresa, uma vez que o olhar do cliente impaciente para que sua senha apareça no painel estará preso ao monitor.

Sendo assim, essa chance não pode ser desperdiçada para a veiculação de uma mídia indoor de qualidade e atraente no sentido estético, para que a sensação de monotonia inerente às filas de espera seja um pouco abrandada. Outra forma de se fazer isso é intercalar conteúdos que não tenham relação direta ao comércio do estabelecimento, informações de interesse geral como previsão do tempo, entre os anúncios da empresa e as senhas do “caixa livre”.