Os brasileiros estão repensando os seus hábitos alimentares, se voltando mais para que produtos e alimentos naturais façam parte da sua rotina. Sem falar nos públicos vegetarianos, veganos, intolerantes á lactose e ao glúten que precisam desse tipo de produtos.
Se há mais interesses e necessidades em alimentação natural, há mais procura por produtos naturais. Portanto, não é difícil de ver pelas cidades lojas desse segmento. Com isso, é fundamental que o estabelecimento não seja só um simples lugar onde pessoas possam comprar, mas que seja um lugar diferencial.
O uso de Marketing digital é o segredo que muitas dessas lojas de produtos naturais acabam atraindo o consumidor pela tecnologia e informação aliadas á publicidade.
Pontos positivos do Marketing Digital:
São inúmeros pontos favoráveis quando se pensa em meios digitais dentro de um estabelecimento.
. Atratividade
. Mais atenção voltada aos produtos
. Credibilidade
. Publicidade
. Maior interação do cliente com o produto
. Informação
. Uso de várias possibilidades de ferramentas digitais
Uso do Digital Signage
É válido o destaque para essa ferramenta, pois ela é a base de toda uma publicidade. Usar esse recurso é o caminho da publicidade em lojas de produtos naturais.
Antes de aprofundarmos o uso dela nos estabelecimentos, vai uma pergunta: Você sabe o que é Digital Signage? É uma sinalização digital que utiliza de painéis eletrónicos e Tvs para passar conteúdos e mensagens ao público. A publicidade e os anúncios são fortes nesse meio.
É possível ver essa ferramenta em algumas lojas voltadas á produtos naturais. Normalmente está localizada em locais estratégicos, como por exemplo nos caixas ou balcões de atendimento.
Com isso, ao cliente dirigir ao balcão pode ser surpreendido com alguma imagem e informação de algum produto, fazendo com que os consumidores tenham mais atenção á publicidade do local.
Mensagens e conteúdos
Esse pode ser um ponto de dúvidas antes de inserir um conteúdo em uma plataforma digital. No entanto, com estudo de público e planejamento a publicidade em lojas de produtos naturais se torna eficaz.
A mensagem que se passa condiz com momento e com possíveis interesses do consumidor. Podemos perceber conteúdos como um tipo de alimento ou cosmético que está em discussão na sociedade.
Exemplo? Peguemos o óleo de coco. O estabelecimento coloca a propaganda de um óleo de coco e junto com ele informação sobre os pontos positivos desse produto. Mesmo se o consumidor fosse á loja já determinado com o que iria comprar, com essa publicidade ele pode despertar interesse e ele pode acrescentar na sua compra o óleo de coco.
E se a mensagem estiver em um monitor de Tv, é ainda mais eficaz. A vantagem de usar recursos tecnológicos, como a tv por exemplo dentro de um estabelecimento é de que você pode colocar vários anúncios e mensagens.
Assim a chance de ganhar a atenção do público e de divulgar uma marca ou produto é maior. Podemos chamar essa forma de comunicação e publicidade de Midia Indoor. É anunciar e desenvolver formas de aproximar o seu público dentro da empresa.
Formas de interatividade
Cada vez mais pessoas estão em busca de produtos que façam bem á saúde. De acordo com o relatório da Agência de pesquisas Mintel ,79% dos entrevistados substituem produtos convencionais por outros mais saudáveis; 44% e 24% dos adultos brasileiros comeriam mais grãos integrais, como linhaça e quinoa, se soubessem como utilizá-los no dia a dia.
Esse último dado por exemplo, indica que há ainda a necessidade de mais informação sobre alguns alimentos. O que isso te haver com as lojas de produtos naturais? Aproveitar essa escassez de informação e procurar coloca-la em seu estabelecimento.
Conteúdos como curiosidades, informações nutricionais e até receitas é uma maneira de aproximar o consumidor. Sem falar que esses conteúdos podem aparecer de forma interativa.
O que é comum encontrar é dicas de saúde e beleza. Muitos delas com referência dealguns produtos vendidos na loja.
De acordo com a agência de pesquisas Euromonitor Internacional, a previsão é de que o mercado brasileiro de produtos saudáveis cresça anualmente 4,4% até 2021. Com isso, a importância de ter midia indoor ou do uso do marketing digital em lojas desse setor é um grande diferencial.