Muita coisa é indispensável para as nossa vidas e uma delas é a farmácia. Está presente em cada bairro, em shoppings e espalhadas nas ruas e avenidas pelo país. Mas, você já reparou algo de diferente em algumas delas? Reparou que há anúncios no interior dela?
Mais que um ponto de compra de remédios, as farmácias estão inovando quando se trata de publicidade.
Em algumas é possível observar várias estratégias e formas de veicular anúncios. A mais usada é televisões e displays. Essa forma de se fazer publicidade, podemos chamar de mídia indoor.
O que é Mídia Indoor?
É uma mídia interna que faz uso de várias ferramentas como painéis, telas digitais e cartazes visando passar a mensagem desejada para o público. É comum utilizar esse tipo de mídia em shoppings, supermercados, ônibus, farmácias e em lugares que há grande circulação de pessoas.
A vantagem é que você pode definir o público e com isso, definir quais os anúncios e mensagens ideais para aquele público.
Por que anúncios em farmácias?
Geralmente farmácias não são grandes, mas sempre há movimento e é aí o ponto ideal para se fazer anúncios. Com espaço reduzido e sabendo qual público que frequenta é possível segmentar o tipo de propaganda e o tempo dela.
No cenário de lojas de farmácia se tem o que? Produtos para a saúde e bem-estar. Pensando nisso é estranho colocar anúncios sem ser relacionado á saúde, como por exemplo veicular marcas de refrigerante.
Os anúncios em farmácias fazem jus ao ambiente e a sua proposta. Sendo assim, você irá encontrar propagandas de medicamentos, dicas e mensagem de qualidade de vida. É possível ver principalmente dicas de saúde em farmácias de manipulação. Uma ótima forma de informar e chamar a atenção das pessoas durante as compras.
É notável também o destaque em que as lojas, seja de manipulação ou não, fazem da própria empresa. Mensagens de como a empresa vem crescendo no mercado, a sua forma de atendimento e novidades que está por vi são alguns exemplos para a a divulgação e uma maior visibilidade da empresa no mercado.
Qual formato utilizado para inserir os conteúdos?
O grande forte é a utilização em meio digital. Televisões ou digital signage (sinalização digital) estão presentes quando se fala de anúncios em farmácias.
Podem ser programadas de acordo com o tempo de permanência dos clientes em relação ao anúncio publicitário e o tempo de transmissão.
Uma estratégia usada é quando há uma recomendação dos profissionais de saúde para um uso de tal produto. Exemplo? A questão da dengue por exemplo, o ideal e apropriado é a utilização de repelentes. Portanto, as empresas desse tipo de produto e a farmácia começam a exibir com maior frequência em displays o produto tendo assim mais chance de vendas e fazer com que desperte mais atenção do público.
Há a possibilidade também de encontrar anúncios em meio mais tradicional, sem ser digital como por exemplo, em cartazes.
Qual a vantagem de anunciar?
As vantagens são várias. A primeira é de que a chance da sua marca ou empresa ser mais notada é maior pois há uma segmentação do público. O principio e a mensagem anunciada podemos dizer que faz parte do principio do público.
Outra vantagem é de que não há muita competitividade. Sem falar também que as ferramentas digitais são colocadas em áreas estratégicas como perto do caixa e balcão de atendimento. A explicação para isso é de que são áreas de espera onde não muito interação.
A maioria das farmácias que utilizam de mídia indoor são as de grande porte. As que estão dentro de shoppings e bairros de classe média alta são as que com quase toda a certeza fazem uso dessa estratégia. No entanto, é possível ver em outras drogarias e farmácias de pequeno porte a utilização de cartazes e banner para a utilização de anúncios publicitários.