fbpx

ESCALAR Mídia Indoor

Setembro Amarelo

Como é o movimento?

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, essa campanha foi criada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia da campanha é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. Ao longo dos últimos anos, escolas, universidades, entidades do setor público e privado e a população de forma geral se envolveram neste movimento que vai de norte a sul do Brasil. Monumentos como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaray (DF), o Estádio Beira Rio (RS) e o Elevador Lacerda (BA), para citar apenas alguns, e até mesmo times de futebol, como o Santos Futebol Clube de São Paulo, Flamengo do Rio de Janeiro, Vitória da Bahia e o Clube Atlético Mineiro de Minas Gerais participam da campanha. 

Mas todos nós podemos ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laçono peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização dessa causa.

Dentro do site, pegamos as informações para explicar melhor sobre esse movimento tão importante. 

Então faça você também parte dessa causa, visite o site!!

Setembro Amarelo – O Movimento

Suicídio e Prevenção 

Hoje o suicídio no Brasil aumentou abundantemente em relação aos anos anteriores, o Brasil registrou 11.433 mortes por suicídio em 2016 – em média, um caso a cada 46 minutos. O número representa um crescimento de 2,3% em relação ao ano anterior, quando 11.178 pessoas tiraram a própria vida. 

É muito importante falar sobre esse assunto tão delicado, não podemos tapar nossos olhos e ouvidos, enquanto o número de pessoas que tiram suas próprias vidas só aumenta. A maior taxa de morte por suicídio apresentada pelo Ministério é entre indígenas, 15,2 casos por 100 mil habitantes, e de acordo com o Ministério da Saúde a faixa etária é de 10 a 19 anos.

A taxa de mortalidade por suicídio no Brasil está aumentando cada vez mais, pessoas com transtornos psicológicos, depressão, ansiedade, dependentes químicos, e entre outros estão tirando suas vidas a cada 46 minutos, e muita das vezes não sabemos ou não percebemos que essas pessoas sofrem, e muitas vezes pedem socorro pelo o que está se passando, e o único recurso que acham para aliviar sua dor é tirando sua própria vida. Observamos que a faixa etária maior de pessoas que morrem por suicídio é primeiro de 11 a 19 anos, segundo 20 a 59 anos, e por último mais de 60 anos.

Fazer parte da causa de algum modo já é muito importante, hoje existem várias associações que também faz parte da causa “Setembro Amarelo” temos que dar importância a essa situação tão triste. Todo sinal de alerta tem que ser visto, a procura de ajuda para você ou alguém próximo é essencial pois as vezes uma conversa pode salvar vidas. 

Então procurar ajuda, e observar o que você está sentindo e quem está do seu lado é importantíssimo, o CVV é uma associação civil sem fins lucrativos que trabalha com prevenção ao suicídio há mais de 50 anos e idealizou essa campanha em 2015, por meio de voluntários que dão apoio emocional a todas as pessoas que querem e precisam conversar ou precisam de ajuda. Eles recebem o treinamento adequado e não precisam ter formação em psicologia. Todas as ligações são sigilosas e gratuitas. 

Apoie essa campanha também!

Busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre as emoções! Ligue o CVV, ligue 188.