Não é novidade que em toda cidade e até em algumas regiões do interior, se tem um shopping. E que o cenário atual de enxergar esse lugar só para fazer compras está mudando, pois estão virando também espaços de entretenimento e de convivência. Com tantas possibilidades de lazer e comércio, torna-se um espaço altamente oportuno para utilizar-se da midia indoor.
Basta passar 10 minutos em um shopping para perceber que estamos cercados de anúncios. Já na entrada pode-se perceber. Em muitos casos à propaganda de alguma marca e divulgação de eventos no estabelecimento. Ou seja, se você foi com a intenção de comprar um presente, você já fica curioso para visitar a tal exposição. A utilização de mídia indoor em shoppings é um recurso em crescimento. Seus diferenciais envolvem uma maior visibilidade aos anúncios, além de uma relação mais direta com o público-alvo.
Ela pode vir em murais onde se tem publicidades e mensagens fixas ou em tvs e telões em que podemos chamar de digital signage. Nesse modelo, pode passar mais de uma publicidade em vídeo, tornando mais atrativo para o público e mais possibilade das empresas anunciarem. O conteúdo também pode ser informativo,divulgando eventos que estão acontecendo e que irão acontecer no shopping ou até anúncios de marcas. A publicidade nos paineis de LED variam de 10 á 30 segundos. Tempo ideal por exemplo, para quem está descansando em uma das áreas de convivência ou subindo a escada rolante.
Podemos notar a aplicação de mídia indoor em shoppings, através de painéis interativos. Neles você seleciona onde quer ir e qual loja está buscando.
Com isso, o painel te indica o caminho para se chegar em tal loja ou ponto. É um mapa digital, com foco informativo e também publicitário.
No shopping as pessoas estão mais suscetivas a consumir, pois estão sem compromissos e expostas a produtos em oferta. Muitas vezes entramos com a finalidade de comprar algo, ou só ir ao cinema. Mas no meio do caminho, nossa atenção é tomada por recursos de mídia digital, influenciando nossos interesses e ações. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) este tipo de lugar tem 19% total de movimento do varejo nacional.
Como explorar a mídia indoor em shoppings?
Como o espaço é grande, usa-se de estratégias para que a mensagem não passe por despercebido e que consiga atingir o público-alvo. Algumas delas são:
. Praça de Alimentação: Local gastronomico bem moviementado. A intenção aqui é enquanto você faz um lanche ou refeição, você passe mais tempo. Portanto, aqui é o momento que você para e possivelmente presta mais atenção aos anúncios. É notável que nesse espaço há uso de tvs com menús de cardápio, outra forma dinâmica e eficaz em uma empresa. Pois, a imagem pode proporcionar o desejo de experimentar tal prato.
. Elevador : Geralmente há um silêncio ao entrar no elevador, uma oportunidade para que as pessoas direcionem o olhar á aquilo que está comunicando. Neste espaço normalmente é usado a ferramenta signage com curiosidades e divulgação de atrações de lazer no shopping.
Segundo a Abrasce, no Brasil 438,675 mil pessoas frequentaram por mês os shoppings em 2016. Seja pra você ir ao cinema,fazer compras, exames médicos e até mesmo ir ao teatro, o fato é que esse tipo de estabelecimento vem inovando em sua forma de varejo, serviço e ambiente se tornando um grande potencial econômico e de investimento em mídia digital.