Fazer publicidade com mídia indoor em casa de sushi
A culinária japonesa conquistou de vez o paladar dos brasileiros. Com sua combinação de peixes e aromas, além de pratos mais leves e saudáveis do que estamos acostumados a consumidor todos os dias, os pratos vindos da terra do sol nascente estão na mesa de cada vez mais pessoas.
E a febre dos sushi, iguaria da culinária japonesa que conquistou muitos fãs no Brasil, tem ganhado cada vez mais adeptos na cidade de São Paulo. O amor pela gastronomia, aliás, move a cidade.
Aqui é possível encontrar, a cada esquina, um restaurante diferente oferecendo pratos de todos os países do globo. Mas, com tantas opções, porque as casas de sushi fazem tanto sucesso?
No texto anterior, trouxemos alguns motivos para você investir em uma casa de sushi. Agora, é o momento de explicarmos como garantir que seu empreendimento seja um sucesso, tanto de público, mas principalmente de crítica.
Para conquistar a crítica é importante não apenas preparar um bom sushi, mas principalmente investir em publicidade. Pensando nisso, elaboramos esse texto com algumas dicas simples e que você pode colocar em prática rapidamente.
1. Aposte no diferencial para se destacar dos demais
Por ser uma verdadeira febre da culinária japonesa, existem diversas casas de sushi não apenas na capital paulista, mas em todo o Brasil. Por isso, na hora de montar a publicidade de sua casa de sushi, invista em um diferencial.
Avalie seu produto, a apresentação do seu sushi e divulgue o que o torna diferente dos outros. Com criatividade, e destacando seus pontos positivos, você irá atrair novos clientes graças às suas qualidades, e que virão convencidos de experimentar algo mais do que um sushi. Afinal, quase todos os restaurantes japoneses sabem como preparar a receita, mas poucos incrementam esse prato tão tradicional.
2. Fique atento aos detalhes
A propaganda é a alma do negócio e, como tal, precisa estar atenta aos mínimos detalhes. Aqui, novamente, é hora de avaliar o seu negócio. Observe seus pontos fortes e fracos e crie uma peça que valorize o que você tem de melhor.
Faça inspeções em seu restaurante, veja o estado de cada equipamento, observe o estado de conservação do salão, decoração. Cada detalhe conta, seja dentro ou fora do restaurante. E cada um deles pode ajudar ou derrubar a publicidade de seu restaurante, atraindo mais clientes ou afastando aqueles que já frequentavam seu restaurante.
3. Faça mudanças constantes em seu cardápio
Muitas vezes, a propaganda boca a boca é muito mais eficiente do que entregar panfletos ou pagar anúncios em redes sociais. Por isso, para aproveitar a publicidade gratuita que virá de seus clientes, invista em inovações constantes em seu cardápio.
Aqui a criatividade é essencial. Teste novas receitas, promova degustações de produtos novos, ofereça descontos de mercadorias que está tentando emplacar em seu cardápio e, principalmente, esteja aberto a críticas ou sugestões.
Ouvir o consumidor é essencial para manter produtos que estejam fazendo sucesso ou corrigir as ideias que não tiveram boa aceitação entre o público.
4. Não despreze as redes sociais
Embora a propaganda boca a boca funcione bem para negócios que estejam começando, uma ferramenta muito vantajosa de publicidade e deve caber sempre em seu orçamento é o investimento em redes sociais.
Com os brasileiros passando cada vez mais tempo na internet, criar um perfil atraente, que saiba dialogar com seus clientes, ouça sugestões e tenha sacadas criativas pode não só atrair mais gente, como convencer aqueles mais reticentes a experimentar o seu cardápio.
Por exemplo, brincadeiras ou concursos ajudam a trazer para o seu restaurante os clientes esporádicos e, ainda, fidelizar ainda mais aqueles que já apreciam seu produto.
Importante: como na internet tudo é repercutido e informado em tempo real, é fundamental que sua equipe de redes sociais (ou você mesmo) estejam antenados em tudo o que ocorre dentro e fora da internet.
Desta forma, você saberá o que o concorrente está fazendo ou falando sobre o seu restaurante, quando um cliente ficou insatisfeito, do que mais gostaram e como fazer para melhorar ainda mais as opiniões sobre o seu negócio.
5. Aposte na personalização de seus produtos
Uma forma muito interessante de fazer publicidade em sua casa de sushi é investir na personalização de produtos como guardanapos, copos e pratos. Inserir em cada um desses itens a marca de sua casa de sushi ou o lema de seu restaurante é uma forma simples de fazer publicidade.
Caso sua casa de sushi tenha um serviço de delivery, e até mesmo em seu site e na vestimenta de seus funcionários, aplique em cada um desses locais sua marca. Essa é uma forma simples e barata de fazer publicidade, já que você não precisa pagar nada mais para veicular sua marca.
6. Divulgue todas as novidades de sua casa de sushi
Como dissemos alguns parágrafos acima, os consumidores adoram novidades. Uma forma muito eficaz de fazer a publicidade de sua casa de sushi sem gastar tanto é divulgar todas as novidades do estabelecimento.
A internet é um canal muito rentável e relativamente barato, mas outras formas de publicidade podem ser úteis, principalmente se o seu restaurante estiver instalado em um bairro com vários estabelecimentos do tipo.
Investir na veiculação de anúncios em sites, jornais locais ou pequenas revistas voltadas aos moradores da região onde sua casa de sushi está instalada é uma boa estratégia para crescer e conquistar ainda mais clientes.
7. Transforme seus funcionários em garotos-propaganda
Investir em uniformes personalizados, que estampem sua marca em diversas peças e, principalmente, motivar seus funcionários para que vistam a camisa de sua casa de sushi é outra forma muito criativa de fazer publicidade.
Ao entrar em seu estabelecimento e se deparar com funcionários utilizando a sua marca em camisetas, bandanas ou aventais é uma alternativa para que o consumidor saiba quem é você. Mas ter empregados motivados, que não só falam bem do local onde trabalham, mas mostram aos consumidores porque seu sushi é melhor do que o dos concorrentes é uma publicidade barata e que pode ajudar a atrair ainda mais clientes para o seu negócio.
Para manter seus empregados motivados e dispostos a fazer propaganda do lugar onde trabalham, vale implementar planos de metas, programas de recompensas e também estimular a criatividade deles, ouvindo sugestões para o cardápio, para a disposição das mesas ou, ainda, decoração do salão e aquisição de decoração.
8. Aposte em parcerias
Uma alternativa bem interessante para quem deseja investir em publicidade para casas de sushi é investir em parcerias. Entre em contato com restaurantes da mesma região e negocie permutas para a divulgação de seu anúncio no cardápio do outro estabelecimento.
Aqui vale oferecer descontos para os consumidores que decidirem, por exemplo, almoçar em uma cantina e jantar em sua casa de sushi, ou para quem deseja um almoço mais leve e um jantar em uma casa de lanches, por exemplo.
Ao apostar em parcerias, você consegue aumentar o alcance da publicidade do seu empreendimento sem precisar gastar tanto, principalmente se sua casa de sushi estiver começando.
9. Invista em promoções
Outra excelente estratégia de publicidade para sua casa de sushi é investir em promoções. Por exemplo, nos horários de menor movimento, cative os clientes com preços mais baixos do que os cobrados em períodos de maior clientela, como almoço ou jantar.
Aqui vale também investir em combos, combinando diferentes opções de sushis, acompanhamentos e bebidas por um preço menor do que seria cobrado normalmente.
O impacto positivo dessa estratégia de publicidade ajudará a trazer mais clientes para o seu restaurante, e você conquistará ainda a atenção daqueles que já frequentam sua casa de sushi ou, ainda, dos que desejam conhecer o local e experimentar seus pratos.
10. Invista em televisores com mídia indoor
Embora se trate de um investimento um pouco maior, principalmente se a sua casa de sushi estiver começando, instalar televisores que exibam anúncios é uma ótima forma de publicidade.
A mídia indoor em casa de sushi é um ótimo negócio, pois destaca seus produtos e deixa o ambiente mais atrativo. Os anúncios criativos, coloridos e com frases de impacto e até mesmo músicas podem não só prender a atenção dos consumidores, mas também convencer muitas pessoas a entrar em seu restaurante e experimentar os produtos que estão vendo.
Os anúncios de mídia indoor em casa de sushi, veiculados em televisão, ajudam também a despertar a vontade de comer um bom sushi. Mesmo quando a fome não estiver assim tão grande, é simplesmente o efeito do olhar que determina a ação final do cliente.
11. Espalhe anúncios exibindo o melhor ângulo de seus pratos
Sabe quando entramos em um restaurante e, mesmo sem fome, nos pegamos comendo um grande hambúrguer apenas porque olhamos para aquela foto perfeita? Esse é o poder da publicidade: a propaganda visual.
Para aproveitar o poder de “comer com os olhos” que os anúncios de comidas possuem, espalhe fotos de belos sushis, acompanhados de outros pratos em seu restaurante. Monte um cardápio visual.
Aqui, vale ressaltar os produtos que você quer vender. Escolha também alguns que já foram testados e que são o carro-chefe do seu restaurante, instalando-os em local de destaque (perto do caixa, por exemplo, iluminados com luz de led e bem posicionados).
Se colocados corretamente, como os cartazes que vemos nas grandes redes de fast-food, você estará fazendo publicidade de sua casa de sushi sem precisar pagar para alguém anunciar seus produtos.
12. Incentive que os consumidores fotografem a comida
Mesmo que muitas pessoas torçam o nariz para o hábito de fotografar cada prato que consumimos, a publicidade gratuita que as fotos de belos pratos de sushi podem trazer para a sua casa pode elevar, e muito, suas vendas.
As redes sociais, como dissemos antes, são capazes de atrair multidões para o seu restaurante. Por isso, uma foto bem batida, com um belo sushi e acompanhamentos deliciosos e generosos podem fazer sucesso, além de render muitos lucros.
Aqui, vale ainda, convidar influenciadores digitais para visitar seu restaurante. Esses internautas tem forte influência sobre uma parcela considerável de prováveis consumidores. Embora alguns possam achar que esse seria um gasto a mais, basta pensar que, uma resenha positiva pode atrair muitos compradores. E custar muito menos do que um anúncio em meia página de um jornal.
Fazer publicidade em uma casa de sushi pode parecer complexo à primeira vista, mas quando analisamos os pontos que trouxemos aqui vemos que pode ser simples. Basta que você se atente a alguns detalhes e, principalmente, explore sua criatividade.