fbpx

ESCALAR Mídia Indoor

Já pensou em ter um canal de rádio exclusivo para sua empresa?

O que é rádio indoor?

 Rádio indoor é um sistema de radiofonia exclusivo de uma empresa que fornece ao ambiente do estabelecimento um som agradável, com músicas customizadas para o público e segmento específico que se queira atingir, intercaladas com anúncios e chamadas personalizadas acerca dos produtos ou serviços comercializados no estabelecimento. É uma espécie de marketing indoor baseado na divulgação de sons, ao invés de imagens.

Existem vários tipos de rádio indoor e várias ferramentas e técnicas para tornar essa ferramenta de marketing mais eficiente. Tendo o principal objetivo de aumentar as vendas do estabelecimento em mente, existem várias formas de se fazer isso, a depender do nicho e do setor em que o estabelecimento se enquadra. Contudo, uma constante a ser buscada é deixar uma impressão agradável do ambiente para o consumidor, de modo que ele se sinta confortável e estimulado a retornar à empresa, consumindo mais e aumentando os lucros.

Alguns recursos interessantes a serem usados numa rádio indoor incluem alguém para fazer uma locução da loja (divulgando preços, promoções, ofertas, produtos, serviços etc.), músicas de variados gêneros, com ênfase para música instrumental (para dar uma sensação agradável de som ambiente), chamadas provindas dos negócios, anúncios personalizados e direcionados a públicos específicos, avisos internos, horário, previsão do tempo etc.

 

Vantagens do investimento e descontração do ambiente

 As vantagens advindas do uso desse tipo de estratégia de marketing são muitas. Em primeiro lugar, não é um sistema muito caro de se implantar, se considerarmos as alternativas analógicas para ele. O gasto é muito maior para, digamos, confeccionar um banner ou um painel usando materiais físicos como papel. Na rádio indoor, a única preocupação deve ser com a manutenção do equipamento e do software. A partir daí, qualquer propagando poderá ser veiculada pelo sistema (no sistema analógico, é preciso confeccionar um novo material para cada nova campanha).

Outra grande vantagem é a impressão agradável produzida no cliente, que se sentirá mais à vontade no ambiente e, portanto, mais estimulado a retornar ao estabelecimento e consumir mais, gerando mais lucros. A escolha da música e a intercalação com os anúncios e chamadas deve ser feita de maneira harmoniosa, para que a rádio indoor não se torne apenas poluição sonora. Um dos objetivos da rádio indoor é criar um ambiente descontraído e leve na primeira impressão do cliente, para que ele torne a comprar naquele estabelecimento. Assim, estimula-se no cliente tanto a fidelização quanto a indicação daquela empresa para outras pessoas.

Existem várias empresas que fornecem soluções dessa natureza, instalando sistemas de rádio indoor e marketing digital de toda natureza. A grande vantagem desses serviços é que eles fornecem tudo que o negócio precisa para ter a sua própria rádio indoor, como equipe técnica de suporte, locutores profissionais, DJs etc.

 

Que nichos podem se beneficiar de rádio indoor?

 Uma rádio indoor pode ser uma ferramenta poderosa de marketing em muitos tipos de negócios, como supermercados, padarias, mercearias, salões de beleza, esmalterias, lojas de cosméticos, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, clínicas médicas, spas, dentistas, esteticistas, lojas de roupas, galerias de lojas, shoppings, hotéis, escritórios etc.

Em suma, todo tipo de comércio que se constitua em um ambiente fechado e que tenha possibilidade de instalação de um sistema de som. Por se tratar de uma mídia exclusivamente indoor, a empresa verá que existe a possibilidade de uma propaganda sem influência externa, ou seja, sem concorrência. Mas é importante levar também o fator entretenimento em consideração, não sacrificando este em prol da publicidade da empresa. Caso contrário, o cliente terá uma impressão muito mais negativa do estabelecimento, que considerará ter uma publicidade muito invasiva.

E a tendência é que, caso seja fornecido um conteúdo sonoro com qualidade e variedade, o estabelecimento amplie suas vendas e atraia mais clientes. Como é sabido no ramo da publicidade, a principal propaganda não é feita pelas empresas, mas pelo boca-a-boca dos clientes entre eles mesmos. Então, provocar uma sensação agradável no cliente, com um ambiente descontraído e leve, é uma ótima forma de ampliar a visibilidade de seu negócio. Aumentam as chances dos clientes indicarem o estabelecimento para outras pessoas, o que aumentará a clientela e levará, com o tempo, de forma gradual e tendencial, a um acréscimo dos lucros da empresa.