O que é comunicação interna?
A comunicação interna é como a empresa e os colaboradores, e os colaboradores entre si, se comunicam no dia-a-dia e no desempenhar de suas atividades. Uma empresa com uma comunicação interna eficiente tem muito mais chances de se destacar de seus concorrentes e aumentar sua produtividade e seus rendimentos. Essa comunicação intraempresarial visa repassar as informações de forma eficaz a todos os envolvidos, bem como transmitir os ideais, objetivos e valores da organização.
Esse tipo de comunicação é essencial para o funcionamento de qualquer empresa. É de suma importância, portanto, organizar bem esse fluxo de informações e conhecimentos, desenvolvendo ações e setores especializados que tomem conta da comunicação interna. Assim, é possível evitar confusões, desentendimentos e ruídos com muito mais facilidade, tornando as atividades da empresa mais eficazes e ágeis.
É importante frisar que a comunicação interna não abrange aquela feita de um degrau hierárquico superior para um inferior, ou seja, verticalmente, da chefia para os colaboradores, mas também aquela feita entre os próprios trabalhadores, horizontalmente.
Com a tempo, a melhor organização dessa comunicação pode levar a uma série de vantagens e benefícios, dos quais os principais objetivos são a melhora no engajamento e na contribuição coletiva dos trabalhadores em suas equipes, bem como uma maior informação acerca das decisões e do modo de pensar da organização.
Benefícios
Além dos benefícios já listados, um outro é muito importante: o diferencial em relação à concorrência. Pois uma comunicação interna eficaz, em que todos se entendam e se estimulem a trabalhar em grupo, sem desavenças, é de fato um diferencial em relação às demais empresas. Na maioria das vezes, as empresas nem mesmo têm um setor encarregado de melhorar a comunicação interna, ou sequer um colaborador que tenha essa incumbência mesmo parcialmente. No longo prazo, os ruídos e dificuldades vão se acumulando, até cair o desempenho dos colaboradores e o lucro da empresa.
A premissa da comunicação interna bem administrada é melhorar a comunicação entre todos os fatores de produção da empresa. Com isso, cria-se um ambiente de trabalho muito mais propício e harmonioso para todas as partes envolvidas, de modo a melhorar as chances de maior produtividade e rendimentos. Com o passar do tempo, a tendência é aumentar o número de clientes e, por conseguinte, dos lucros, uma vez que uma empresa mais organizada e que se comunica melhor internamente do que a concorrência tem muito mais chance de sucesso.
Uma comunicação interna eficaz passa pelo estímulo a uma cultura organizacional dentro da empresa, de modo a criar condições para que o fluxo interior de informações seja mais organizado e bem administrado conforme o pensamento da empresa. O estímulo também deve ser no sentido de recompensar o comportamento produtivo dos colaboradores, para que cada um deles tenha plena consciência de suas responsabilidades e do impacto de suas atividades dentro do quadro geral da empresa.
Canal corporativo
Você sabe o que é uma televisão corporativa? Trata-se de um canal de comunicação direta entre a empresa e seus colaboradores, parceiros e clientes. Um canal corporativo permite à empresa distribuir conteúdos personalizados para público-alvo específico por meio de alguns critérios e condições, como por exemplo a localização geográfica. O conteúdo do canal, como dito, é direcionado para vários grupos diferentes, podendo variar entre vídeos promocionais aos clientes, vídeos de formação para os colaboradores, conferências, palestras, comunicados de desempenho e decisões estratégicas da empresa para parceiros.
O uso de um canal corporativo traz inúmeros benefícios para a melhora do ambiente de trabalho e da relação entre os colaboradores. A segmentação da informação conforme público-alvo específico garante a maior eficácia na distribuição das informações. Aliás, essas informações podem ser atualizadas constantemente, uma vez que a exposição dos conteúdos é gerida de forma centralizada e automatizada. Isso também permite uma maior flexibilidade na configuração do conteúdo. Por fim, a TV corporativa melhora a comunicação direta com os stakeholders das empresas.
Uma das empresas que mais se destaca na oferta de soluções para a comunicação interna, fazendo uso de meios tecnológicos como o canal corporativo, é a Escalar. Conheça as soluções oferecidas, tendo em mente que o investimento em comunicação interna tem altas chances de retorno, ao melhorar a relação entre os fatores de produção e, portanto, dos lucros de sua empresa.
Saiba mais sobre a comunicação interna e veja as soluções da Escalar Comunicação