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Como o empresário pode se manter motivado em meio de uma crise econômica

Todos no Brasil estão cientes da crise econômica que vem se arrastando desde 2009, quando a crise tornou-se mundial.

Vários países passaram por recessões e sanções econômicas, porém muitos empreendedores e empresas conseguiram sobreviver e sobressair aos empecilhos desta era caótica financeiramente.

 

O que fazer quando estamos em crise econômica?

Fechar o negócio?

Certamente que não.

É necessário conquistar e conseguir captar os clientes com segurança, demonstrando que o seu produto é fundamental e necessário.

 

Motivar-se quando o movimento está baixo, motivar a equipe que fica receosa de demissões em potencial é um ato bastante delicado e aparamente complicado.

Porém há aqueles que simplesmente colocam uma venda em relação ao que está acontecendo e tem ideias inovadoras que atingem o mercado e atuam com sobriedade em relação a crise.

 

Existem inúmeras palestras e cursos espalhados no país que ajudam a dar idéias e motivar diante dos imprevistos.

É sempre importante manter os funcionários capacitados para que cada atendimento, projeto ou venda seja efetuado com sucesso para que o cliente volte consumir ao empreendimento.

Se o fluxo de clientes em uma loja diminuiu, deve-se então chamar atenção dos clientes que estão frequentando o lugar.

Colocar produtos que não tem tanta saída e podem ser geradores de custo e benefício a venda, fazer um saldão com produtos que estão em excesso no estoque, até mesmo repensar nos valores de produtos do mostruário.

São coisas básicas que podem chamar a atenção do cliente e fazer com que ele sempre retorne a loja quando precisar de um novo produto ou um novo serviço.

Além de tudo, deve-se sempre capacitar os funcionários.

O SEBRAE oferece palestras e minicursos que ajudam a capacitar e dar uma nova visão de mercado, boa parte deles são gratuitos, além de tudo é um local em que estarão outros empreendedores, aumentar o Networking e debater, conversar sobre idéias novas podem gerar uma motivação que estava faltando para o seu negócio.

Ler notícias e estar sempre atendo a inovações do mercado, como por exemplo, investir em aplicações, aplicativos e novas estratégias de publicidade.

Em época de crise, estamos diante de várias opções de consumo no mercado, qual é a opção que o consumidor irá escolher?

 

Certamente aquela que se destaca e é mais atrativa, como um produto irá ter saída se ele não divulgado? 

Algumas técnicas de empreendimento são obsoletas e é importante verificar se a sua estratégia de venda ou comercialização não está fora do que o mercado está oferecendo.

Investir em uma grande ação de marketing é uma possibilidade, afinal, o consumo é gerado através do conhecimento e o que é necessário em tempos de crise diante de tanta informação e tantos produtos é tornar a sua marca reconhecida ao alcance do cliente.

 

Como inovar em tempos de crise?

Sempre é bacana se inspirar nos grandes empreendedores do século, nos gênios do mercado, quando estudamos e avaliamos ideias inspiradoras percebemos que boa parte dessas ideias vem através da transpiração, do suor, na tentativa e erro várias vezes consecutivas até que a receita de certo.

Ou seja, o mais importante é persistência, ter visão de mercado, tentar várias vezes, não é uma questão de sorte, é probabilidade, estatística e matemática.

Uma hora de tanto tentar acerta-se o alvo e para cada tentativa, deve-se recolher dados, avaliá-los e transformá-los em informação para que não ocorram erros no futuro.

Como se diz o ditado, é errando que se aprende, ou seja, é persistindo que se consegue atingir um objetivo, foi assim com os grandes gênios do mundo e é assim para nós empreendedores do dia a dia.