fbpx

ESCALAR Mídia Indoor

Câncer de próstata – Medidas que podem diminuir o risco da doença

câncer de próstataCom o intuito de conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, dessa vez, vamos falar sobre os homens. Nesse contexto, criou-se o Novembro Azul, um movimento que leva informação sobre hábitos saudáveis, uma rotina de consultas e exames em dia que podem ajudar na prevenção e/ou no tratamento do câncer de próstata. O câncer de próstata é um tumor que cresce lentamente, por isso, é mais comum de aparecer na terceira idade, geralmente a partir dos 50 anos.  No entanto, não se deixe enganar, isso não é um caso isolado à terceira idade, é apenas mais comum na idade madura, mas todas as idades correm risco, por isso não deixe de procurar um médico e leve também o seu filho. Ah! E não se esqueça de conscientizar sua família e amigos, ta bom?

Como disse em um post anterior, o câncer é o crescimento rápido e descontrolado das células, formando um tumor maligno que podem invadir outros tecidos próximos a ele, alterando seu material genético e instalando a doença, nesse caso, o tumor se desenvolve na próstata.

Vale também ressaltar que em estágio inicial pode não haver sintomas, mas com o tempo podem surgir algumas alterações, e é necessário ficar atento.

Sintomas

câncer de próstata

  • Micção freqüente ;
  • Sangue na urina ou sêmen;
  • Dificuldade em começar e manter a urina;
  • Levantar para urinar a noite, mais vezes que o normal;

Caso apresente alguns desses sintomas, procure imediatamente um médico.

Não se esqueça que um check-up anual é necessário e pode ser feito pelos seguintes profissionais: Urologista e Oncologista.

 

Uma vida ativa associados a uma alimentação saudável podem ser grandes aliados na prevenção do câncer de próstata.

Veja abaixo algumas dicas:

 

  • Praticar exercício físico contribui para aliviar o stress, melhora a qualidade de vida e ajuda no controle de peso e também pode ser uma ótima ferramenta na prevenção do câncer de próstata.
  • Tenha controle sobre o seu peso. Homens com sobrepeso têm mais chances de desenvolver o câncer de próstata, por isso, não hesite em procurar ajuda médica.
  • O stress é seu inimigo, pesquisas relatam que o stress pode aumentar o risco de câncer, por isso procure realizar tarefas relaxantes, principalmente depois de um dia agitado.
  • Fique atento ao seu histórico familiar. Se tiver casos de câncer de próstata na família, procure um médico e realize todos os exames necessários. Converse sobre isso com seus familiares e os incentive a realizar todos os exames também.
  • Procure conhecer o seu corpo e fique atento a alterações estranhas.
  • A água é nossa melhor amiga, pois limpa as toxinas do nosso organismo, nos mantendo hidratados e saudáveis. A falta diária de água pode levar a um acumulo de toxinas, contribuindo para o aparecimento de doenças. Você já bebeu água hoje?
  • Alimentação: que tal consumir mais legumes, frutas vermelhas, dieta rica em folhas, feijão, lentilha e azeite de oliva. O tomate pode ser seu grande amigo por exemplo.