O que é mídia indoor?
Mídia indoor é um conceito relativamente novo em publicidade e propaganda, e diz respeito à veiculação de conteúdo e anúncios no interior dos estabelecimentos a publicidade indoor. Quando se fala em publicidade e propaganda, é normal estarmos mais familiarizados com o conceito do outdoor. Ou então nos meios tradicionais de mídia publicitária, como jornais, televisão, rádio e revistas. Contudo, existe outra forma de publicizar o seu negócio, aumentando a visibilidade de seus produtos, promoções, liquidações e, consequentemente, atraindo mais clientes. Vejamos como funciona a mídia indoor.
A publicidade indoor é uma forma de divulgação mais segmentada e concentrada, focada no público de estabelecimentos fechados. E são exatamente essas características que asseguram o sucesso desse tipo de estratégia de propaganda. Pesquisadores de marketing afirmar que a mídia indoor tem uma maior capacidade de atrair a atenção do público, pelo fato de ser mais direcionada e não contar com concorrência.
O efeito esperado da publicidade indoor a médio e longo prazo é aumentar a visibilidade dos produtos, por meio desse tipo de publicidade mais direcionada. É também esperado que atraia mais clientes para as promoções e liquidações relâmpagos da loja, compre um leve dois, etc. Além de tudo isso, é muito provável que o cliente tenha uma impressão mais positiva do estabelecimento, o que garantirá o seu retorno para consumir mais e também sua indicação da empresa a outras pessoas.
Exemplos de mídia indoor
Exemplos bem sucedidos de publicidade indoor incluem propagandas estrategicamente posicionadas em caixas de lojas, filas, balcões de farmácia, recepções de hotéis, restaurantes, interior de ônibus etc. Geralmente, essa propaganda é feita através de banners laminados, dentro de vidros, ou então papéis à mostra, como panfletos.
Outro tipo de mídia indoor mais moderno que se populariza cada vez mais é o digital signage, ou seja, literalmente “sinalização digital”. A publicidade é feita através de recursos tecnológicos como TVs de LCD, painéis de LED, telões, computadores, microcomputadores etc. Vários tipos de conteúdo podem ser veiculados por meio dessas tecnologias, tais como conteúdo meramente informativo, chamando a atenção do cliente com informações que não estejam diretamente relacionadas com a venda dos produtos, mas com os produtos em geral (por exemplo, no caso das óticas, pode ser dicas de saúde ocular); entretenimento em geral, ou seja, material para distrair o cliente, principalmente em ambientes com filas, divulgando material de interesse geral como previsão do tempo, horóscopo, informações do Brasileirão etc.; e conteúdo institucional, que publicizem informações acerca da empresa, como sua história, curiosidades e outros dados do setor do nicho específico.
Como Atrair clientes com publicidade indoor
Por meio dessas tecnologias, é possível a divulgação de produtos na fachada ou no interior dos estabelecimentos, por meio de uma vitrine digital. Além disso, telões e monitores também podem ser usados para a confecção de Menu Boards, especialmente no caso de restaurantes e lanchonetes. Os Menu Boards são telas digitais que ajudam o cliente na hora de escolher um item no cardápio. Posicionados no balcão ou caixa de atendimento, são utilizados não só para expor o cliente às opções, mas também para tornar o atendimento mais rápido e eficiente.
Outro exemplo que é digno de menção são as rádios indoor, que nada mais são do rádios privadas e exclusivas para o interior de lojas que anunciam propagandas indoor. São instalados sistemas de som, que ficam tocando som ambiente, locução e anúncios e chamadas acerca de promoções e produtos dos estabelecimentos.
Por que investir em publicidade indoor?
Como visto, a publicidade indoor é uma forma de propaganda com grande chance de êxito. Se aliada ao conceito de digital signage e marketing digital, esse tipo de mídia se torna muito mais eficaz, prático e barato. Saber fazer uso desses recursos pode ajudar a não só chamar e prender a atenção do cliente para produtos e ofertas, mas também tornar o ambiente mais agradável e confortável para o consumidor, o que aumentará exponencialmente as chances desse consumidor voltar ao estabelecimento e, mais ainda, indicá-lo para outras pessoas. Sendo assim, o investimento em mídia indoor de qualidade tem o efeito tendencial de, com o tempo, aumentar o número de clientes de seu estabelecimento, o que leva, é claro, ao aumento dos lucros da empresa, que é o objetivo primário de todo negócio.
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