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Endomarketing: Crie conteúdo de qualidade com comunicação interna

O que é endomarketing?

 A comunicação interna e o endomarketing são duas ferramentas importantíssimas para o bom funcionamento de qualquer empresa.

Enquanto que a primeira diz respeito à melhora do fluxo de informações entre os colaboradores e à melhora da harmonia entre os valores, ideais e objetivos da organização e de seus trabalhadores, o segundo tem mais a ver com uma espécie de “marketing interno”, direcionado ao próprio colaborador da empresa como se ele fosse um cliente, para que a relação entre o trabalhador e a organização se torne mais eficiente e pessoal, com o colaborador se engajando e se envolvendo mais com as decisões e atividades da empresa.

Apesar das diferenças, esses dois conceitos andam de mãos dadas. Para que os colaboradores de uma empresa estejam mais envolvidos pessoalmente com as atividades desta, é preciso que haja uma comunicação interna eficiente e sem ruídos, seja de cima para baixo na hierarquia empresarial, seja de baixo para cima, seja horizontalmente entre os colaboradores.

E para que haja esse maior engajamento pessoal por parte dos trabalhadores, é também preciso que todos estejam mais próximos de uma cultura de colaboração coletiva e pessoal para com a organização. Ou seja, não há como determinar uma relação de causalidade entre esses dois fatores: é aquela velha história da galinha e do ovo.

 

Implementando o endomarketing na empresa

 

A implementação de um endomarketing eficiente dentro da empresa passa por uma série de medidas que devem ser tomadas.

Para início de conversa, a melhor forma de tornar essa prática mais organizada dentro da empresa é criando setores que conduzam ações nesse sentido. Assim, a função delegada a esses profissionais será a de melhorar o marketing da empresa para seus próprios colaboradores, de modo que fique claro a estes se concordam ou não com a forma como os negócios são conduzidos pela organização. O objetivo primário é que esses valores sejam transmitidos de forma clara e transparente aos trabalhadores, para que possam se adequar melhor às atividades que serão levadas a cabo dentro do ambiente profissional.

Em segundo lugar, não podemos dispensar aqui a grande facilidade oferecida pelos meios tecnológicos. O uso da tecnologia pode melhorar e muito tanto a comunicação interna quanto o endomarketing de qualquer empresa. Seja na transmissão de informações entre as peças do mecanismo da empresa, seja na divulgação clara e transparente do pensamento da organização, a tecnologia tem um papel crucial como facilitador de todo esse processo, uma vez que é um meio de comunicação poderoso e eficiente nos tempos atuais.

Sendo assim, o setor cuja função é organizar todo o processo comunicacional não pode deixar de fazer uso das redes sociais à disposição na atualidade, como Facebook, WhatsApp, Instagram etc. Esses meios de comunicação costumam ser subestimados e dispensados como supérfluos e desnecessários, mas, por fazerem parte da vida dos colaboradores de forma cada vez mais presente, tornam-se um meio muito eficiente para melhorar a produtividade geral da empresa.

Os benefícios que advém da implementação de uma comunicação interna e de um endomarketing eficientes em uma empresa são vários. Além dos já mencionados, é possível observar ganhos efetivos na moral dos trabalhadores, que se tornam assim mais motivados a desempenharem suas funções, tornadas desse modo mais fáceis e eficazes.

Com uma melhor organização dos fatores de produção da empresa, através de uma comunicação mais eficiente entre eles, os colaboradores são estimulados a desempenharem suas funções da melhor forma possível, tendo em mente mais claras suas responsabilidades dentro da empresa.

Além disso, o endomarketing provoca uma maior integração entre os colaboradores da empresa, que deixam de formar as famosas “panelinhas” para estarem mais inteirados do andamento das atividades gerais da empresa. Isso estimula uma relação mais harmoniosa entre todas as peças do mecanismo da organização, tanto da chefia com os demais colaboradores quanto destes em relação a si mesmos.

Para criadores de conteúdo, um endomarketing eficiente é extremamente necessário para uma produção de melhor qualidade. O marketing interno da empresa deixa claro ao trabalhador tanto o impacto dele dentro das atividades da organização quanto os valores e ideias desta, além de elucidar acerca dos objetivos maiores da empresa. Assim, o trabalhador pode melhor se localizar dentro desse quadro geral, alinhando-se de forma mais adequada à filosofia da empresa e, consequentemente, produzindo um conteúdo que melhor traduza essa filosofia.

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