Lugares como academias, shopping centers e aeroportos possuem um grande fluxo de pessoas. Uma das principais tendências do mercado é fazer a publicidade em lugares como estes montando uma rede de mídia indoor, onde o objetivo é dialogar com o público.
Conhecida como mídia indoor, este tipo de publicidade é uma alternativa de investimento para companhias que buscam o contato com um público específico, presente nos mais variados estabelecimentos.
Se você tem dúvidas sobre como ganhar dinheiro com mídia indoor e quais seus benefícios, continue fazendo a leitura deste artigo e descubra os tipos de mídia indoor e suas vantagens.
Vale a pena ter rede de mídia indoor?
O indoor é a mídia publicitária que mais tem crescido no Brasil, além de também ser o meio mais eficiente e de menor custo, comparado aos demais meios publicitários já conhecidos.
Um dos principais benefícios da rede de mídia indoor é a facilidade na segmentação do público para a divulgação de empresas, produtos e serviços. O seu funcionamento ocorre da seguinte forma:
Se você tem o hábito de frequentar lugares como edifícios comerciais, aeroportos, academias, shopping centers e até mesmo transporte coletivo como ônibus, certamente já viu propagandas dentro destes ambientes. E isso não está acontecendo por acaso: Os próprios anunciantes optaram por fazer a divulgação nestes locais.
Isso se dá ao fato de que o responsável pela publicidade faz uma observação e análise de quais lugares e pessoas deverão ser atingidas por estes anúncios. Feito isso, é examinado, posteriormente:
– Gênero;
– Faixa etária;
– Hábitos de consumo;
– Costumes e condições financeiras.
Tendo estes dados, os anunciantes conseguem fazer um planejamento mais apropriado de se comunicar com seu público, tornando assim a publicidades mais efetiva. Desta forma, a rede de mídia indoor está presente nos mesmos locais onde o seu público-alvo está.
Sendo assim, se você almeja direcionar sua publicidade a um público específico, invista neste formato de mídia.
A interatividade da mídia indoor
Convenhamos, o que mais desperta a atenção: Uma placa ou uma tela em LCD em um estabelecimento? Certamente você optou pela tela em LCD, não é mesmo?
A razão para isso, é bastante simples: Qualquer pessoa prefere a interatividade. Por conta disso, a rede de mídia indoor tem feito bastante sucesso. São em suas telas que são transmitidos conteúdos, tanto anúncios quanto informacionais; atraindo a atenção do público por um tempo maior.
Existem alguns tipos de mídia indoor. São eles:
– Informativo;
– Institucional;
– Entretenimento.
Se você pensava que a mídia indoor era voltada exclusivamente à propaganda de produtos e/ou serviços, está muito enganado (a). Independente do tipo de conteúdo exibido nas telas, normalmente estas divulgações são realizadas em vídeos e animações, visando despertar e manter o interesse por parte do público, garantindo assim uma maior visualização da marca.
Outra vantagem da rede de mídia indoor é a sua baixa concorrência. Por se tratar de um tipo de publicidade ainda em ascensão, são poucas as empresas que estão investindo no indoor, comparado aos demais formatos de publicidade. Em outras palavras, apesar do seu constante crescimento, existem outras oportunidades neste modelo de publicidade, que funcionam para todos os tipos de empreendimento.
Os formatos da mídia indoor
Conforme explicado anteriormente, são vários os formatos que podem ser usados para fazer mídia indoor, independente dos objetivos e do público-alvo.
Contudo, um dos modelos mais utilizados é o digital. Recursos tecnológicos como telões, televisores e displays eletrônicos são uma das principais alternativas para fazer a divulgação de marcas, produtos e serviços em ambientes internos e estabelecimentos. É importante destacar que recursos como displays de mesa, boards e adesivos também são formatos que podem ser aproveitados.
Como ter sua própria rede de mídia indoor?
Agora você já sabe o que é a mídia indoor e quais as vantagens em seu investir neste tipo de publicidade, entretanto é preciso ter conhecimento sobre outro fator de igual importância: Como ter a sua própria rede de mídia indoor e como fazer a negociação do espaço para a instalação do indoor – especialmente dos televisores e telões.
Algumas formas de efetuar a instalação da mídia indoor são:
– Pagamento fixo mensal para o estabelecimento;
– Pagamento de comissão ao proprietário do estabelecimento;
– Concessão de parte daprogramação da tela no local.
Ficou interessado em investir em sua própria rede de mídia indoor? Então Clique neste link e saiba mais!