Academias: Investimento em saúde e em indoor mídia
Além de ser um local de realização de atividades físicas e de qualidade de vida, as academias estão procurando investir em novas formas de comunicação com seus clientes, dando á eles informação e bem-estar. Com isso, optam cada vez mais investir em Mídia indoor em academias.
No Brasil, há mais de 30 mil academias, número esse que o faz ser o segundo maior país nesse tipo de mercado. O brasileiro está mais interessado e preocupado na sua saúde e no seu corpo. Portanto, esses estabelecimentos precisam oferecer á esses clientes inovação e um ambiente diferenciado. E, é aí que elas saem ganhando quando optam por usar os recursos de indoor mídia.
Diferencial da Mídia indoor em academias
Como há um grande número de academias, quem se destaca ganha destaque. As pessoas ficam em média 1h á 2h no local e pensar em uma forma com que elas aproveitem o máximo desse tempo, que podemos considerar longo para um estabelecimento, é pensar na comunicação com o público interno e externo. Quando se fala em público interno, falamos com o cliente que frequenta a academia.
Portanto, nada mais interessante é ter credibilidade. Com isso, muitas academias usam TVs para informar os horários de treinos, infraestrutura da academia, divulgar eventos que acontecerão, dicas de saúde, frases de motivação e até mesmo de mostrar o seu posicionamento para com o meio em que vive. Exemplo disso? Colocar vídeos socioeducativos (reciclagem de lixo, separar óleo de cozinha e preservação do ambiente). É sobretudo, colocar uma tv institucional. Também pode utilizar-se de banners e painéis.
A outra forma de comunicar-se é por meio de publicidade externa. Ter espaços para anúncios de marcas e produtos. É comum encontrar em Mídia indoor em academias a veiculação de produtos naturais, desodorantes, cremes para a pele e vários outros do segmento de esporte e saúde.
Porque investir?
Uma boa comunicação é quando o receptor entende o recado. O diferencial nesse recurso está justamente nesse recado. Como o ambiente de academia é muito bem esclarecido e segmentado, fica fácil e com mais oportunidade para determinadas empresas anunciarem nesse tipo de local. Geralmente quem divulga são aquelas da linha de qualidade de vida e saúde, como lojas de produtos de suplementos e de calçados esportivos. Eles saem em vantagem porque a chance das pessoas se interessarem por seus produtos em uma academia é maior que em shoppings, por exemplo.
Há também o fato de que se a academia de ginástica utiliza o recurso de painéis de LED também chamado de Digital Signage, pode controlar a programação de acordo com a faixa etária dos clientes. Se na parte da manhã é visto mais adultos e idosos, portanto os anúncios podem vim com mais caráter de bem-estar e produtos de beleza, acompanhados de dicas de alimentação e curiosidades do mundo fitness.
Na parte da noite, se é possível ver mais jovens e homens frequentando, então propagandas de energéticos e suplementos podem ser uma estratégia eficaz, intercalados com dicas de cuidados na musculação e informações nutricionais. Sendo assim, é mais provável que o público preste atenção e dê credibilidade aquilo que lhe é apresentado.
Vantagem para o anunciante e para a academia
Como há um público específico, a chance de eles entenderem e se interessarem pela mensagem é maior. Fato vantajoso para quem quer anunciar dentro de uma academia de ginástica. Já para a própria academia, é uma renda extra ter parcerias publicitárias e também é uma forma de ganhar mais visibilidade. Portanto, quem sai ganhando é ambos os lados.
Na maioria dos casos, as academias que optam por mídia indoor são as de médio e grande porte. No entanto, como o cenário desse tipo de marketing está crescendo e virando uma realidade no mercado, podemos ver que as de pequeno porte já estão crescendo também nesse ramo. Vale ressaltar que há vários recursos a ser utilizado para fortalecer a marca.
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